Em que pé ficamos?

E agora, passada uma semana ou mais das primeiras manifestações, para onde vamos? O fenômeno ganhou amplitude, e tornou-se uma questão política, envolvendo políticos. Não é mais uma discussão técnica sobre transporte, é uma análise do comportamento dos políticos e seus partidos, da presidente, da mídia. Peço desculpas pela postagem bastante longa. A faço em resposta a muitas solicitações para que apresentasse uma análise das "manifestações de junho", que espero continuarão para além disso. Agradeço o número impressionante de leituras que este blog alcançou. O tamanho da análise, no fundo, é diretamente proporcional à riqueza do que o país está passando neste momento.

 

Read More

Ainda sobre os transportes (antes de falar da repressão)

A estas alturas, o que havia começado como uma manifestação em defesa do transporte público, a partir da mobilização do movimento Passe Livre, desdobrou-se em um novo assunto: o da assassina e inaceitável ação da polícia contra os manifestantes.  

Mas antes de comentar este novo assunto, embora ele talvez neste momento ele seja mais urgente, vale continuarmos um pouco a discussão sobre a tarifa dos transportes.

 

Read More

Prefeito, abra as contas do transporte!

Prefeito, abra as contas do transporte!

A esta hora, não são mais dois ou três, mas centenas os relatos nas redes sociais dando conta do absoluto descontrole e exagero policial na repressão à manifestação - cívica, diga-se de passagem - contra o aumento da tarifa dos transportes. O que está na rua é a manifestação de uma nova geração.  Todos estes jovens estão na verdade manifestando pela necessidade de um sistema de transporte de massa, eficaz, universal, e....barato, para não dizer gratuito.

Read More